A notícia é resultado de uma investigação dos jornais português Expresso e o holandês NRC e está a correr mundo: A empresária Isabel dos Santos está a recorrer a uma empresa do Dubai que compra diamantes angolanos a preços baixos para financiar a sua defesa jurídica, nomeadamente em Portugal. A filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, falecido este ano em Barcelona, não quis comentar, segundo o semanário Expresso.
POR:JOAO BAPTISTA MATEUSDe acordo com estes jornais, a defesa da empresária angolana na Holanda é financiada, pelo menos parcialmente, pela Nemesis International DMCC, uma empresa criada no Dubai e que se dedica a comprar a baixo preço diamantes ao Estado angolano para posterior revenda.
Segundo estes jornais, as duas empresas holandesas de Isabel dos Santos - a Exem Oil & Gas BV e a sua casa-mãe, a Exem Energy, BV estabeleceram um acordo em Março de 2020 com a Nemesis em que a empresa sediada no Dubai concede uma linha de crédito sem juros até dois milhões de euros com cada uma das empresas.
Ler mais em: WWW.JOHN-MUSIC.ONLINE